Canadá e Índia retomam negociações de acordo comercial

Foto: Facebook Mark Carney

O primeiro-ministro Mark Carney e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi vão retomar as tentativas de um acordo comercial abrangente, que ambos os países começaram a negociar em 2010.

O anúncio foi feito pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Anita Anand, na cimeira do G20 em Joanesburgo, a 23 de novembro. Anand disse que Modi e Carney discutiram ainda inteligência artificial.

Carney afirmou que o Canadá e a Índia têm mantido um diálogo de segurança na partilha de informações para reconstruir a confiança.

O Canadá e a Índia iniciaram negociações há 15 anos para um acordo abrangente conhecido como CEPA. As negociações foram, no entanto, suspensas em 2023 após a divulgação de alegações da Royal Canadian Mounted Police (RCMP)  de que o Governo indiano estava por trás do assassinato de um ativiista sikh perto de Vancouver.

O anúncio de Anand surgiu um dia depois de o Canadá ter aderido a um acordo trilateral com a Índia e a Austrália sobre tecnologias avançadas.

Outros temas abordados pelo executivo canadiano em Joanesburgo foram as tensões com os Estados Unidos da América (EUA). Carney afirmou não ter pressa de retomar as negociações. Acrescentou que estas serão retomadas na altura certa.

Enquanto procura ampliar as relações comerciais internacionais, mesmo com governos que não priorizem a igualdade de género, Carney afirmou que o Canadá já não possui uma política externa feminista, mas ainda deseja defender valores no cenário mundial, incluindo os direitos LGBTQ+ e o combate à violência contra as mulheres.

Durante a sua deslocação para participar no G20, Carney reuniu individualmente com vários líderes internacionais, para além do líder indiano, entre eles: o Presidente Ramaphosa, da África do Sul, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Store, o primeiro-ministro do Vietname, Pham Minh Chinh e a presidente da Comissão Europeia Ursula Von Der Leyen.

Enquanto isso, a ministra da Indústria, Mélanie Joly, viajou para a Ásia para uma visita de cinco dias para se encontrar com grandes empresas e discutir o interesse de Ottawa em atrair grandes investimentos para os setores de defesa do Canadá. Esta viagem acontece num momento em que o Canadá procura aumentar rapidamente as suas exportações para fora dos EUA e deve incluir conversas com um dos dois concorrentes no principal projeto de aquisição de submarinos do Canadá.