
A Câmara Municipal de Toronto aprovou um plano atualizado de remoção de neve com a esperança de evitar o desastre de fevereiro passado, quando uma série de tempestades deixou mais de 50 cm de neve em Toronto que deixou as calçadas intransitáveis. A remoção acabou por demorar um total de 18 dias para ser concluída.
Um relatório municipal revelou posteriormente que quase metade do equipamento municipal de limpeza de calçadas não estava operacional durante as tempestades de neve.
A presidente da Câmara, Olivia Chow, solicitou uma revisão dos contratos com empresas privadas contratadas para realizar a remoção de neve em Toronto.
Com a revisão, a autarquia decidiu criar uma estrutura de comando centralizada que incluirá vários departamentos, como o TTC, a polícia, os bombeiros e a limpeza da neve.
Além de as pessoas poderem ligar para o 311 mais cedo para relatar problemas, as operações de remoção de neve também começarão mais cedo nesta temporada.
Também haverá mudanças na limpeza da neve. Antes, os limpa-neves passavam pelas calçadas, depois pelas estradas, e toda a neve e gelo eram empilhados de volta nas calçadas. Agora, as estradas serão limpas primeiro.
O Conselho também aprovou o aumento do acesso público a informações em tempo real sobre as operações de inverno, incluindo notificações sobre limpeza de neve, remoção e restrições de estacionamento durante eventos de inverno; o aumento das multas para veículos que bloqueiam os elétricos nas rotas de neve de 200 para 500 dólares; e a possibilidade de exigir que os proprietários de imóveis comerciais limpem as calçadas em frente às suas propriedades, às suas próprias custas.
