
O governo do primeiro-ministro Mark Carney sobreviveu à sua primeira votação de confiança sobre o orçamento federal na noite de 6 de novembro. No entanto, foi agendada uma segunda votação para 7 de novembro, sexta-feira.
O NDP, o Bloco Québécois e a líder do Partido Verde, votaram com os liberais minoritários na primeira votação, para derrotar uma subemenda conservadora ao orçamento na Câmara dos Comuns
A medida conservadora era uma subemenda à própria emenda orçamental do Bloco Québécois , cuja votação passou para o dia 7.
Já esta sexta-feira, 7 de novembro, os conservadores apoiaram o governo minoritário liberal a sobreviver à segunda votação de confiança sobre o orçamento.
A Câmara dos Comuns registou 307 votos contra a moção do Bloc Québécois para rejeitar o orçamento e 30 votos a favor.
As duas votações de confiança encerram uma semana em que o parlamento ficou marcado pela mudança do deputado de Nova Scotia, Chris d’Entremont do Partido Conservador para o Partido Liberal no dia da apresentação do orçamento. Outra mudança que agitou o parlamento ocorreu a 6 de novembro, com o deputado conservador Matt Jeneroux a anunciar a sua intenção de renúncia ao cargo após rumores de que também planeava se juntar aos liberais.
A votação final do orçamento foi agendada para dia 17 de novembro.
