
Frankfurt, Alemanha, 07 nov 2025 (Lusa) – A Reserva Federal dos EUA (Fed) pode precisar de expandir o seu balanço em breve por necessidades de liquidez e não para estimular a economia, afirmou hoje o presidente e diretor executivo da Reserva Federal de Nova Iorque, John Williams.
“Espero que não demore muito até que alcancemos reservas suficientes”, disse Williams numa conferência em Frankfurt sobre o mercado monetário organizada pelo Banco Central Europeu (BCE).
O presidente da Reserva Federal de Nova York fez estes comentários uma semana depois de o presidente da Fed, Jerome Powell, ter dito que a redução do balanço da instituição terminará em 01 de dezembro e depois de tensões de liquidez no mercado monetário do dólar.
Williams disse que a Fed pode precisar de comprar títulos e considerar reduzir a duração média das suas participações em dívida.
“O próximo passo na nossa estratégia de balanço será avaliar quando o nível das reservas atingiu um nível suficiente”, acrescentou Williams.
“Então será o momento de começar o processo de compras graduais de ativos, que manterá um nível de reservas amplo”, opinou o presidente da Fed de Nova York.
Williams considerou que essa gestão de reservas não representará uma mudança na postura de política monetária da Fed.
No momento, segundo o responsável, a redução do tamanho do balanço da Fed, que começou em junho de 2022, tem ocorrido conforme o planeado.
Anteriormente, como outros bancos centrais em todo o mundo, a Fed aumentou as reservas durante a pandemia para um nível “muito acima do amplo”, para restaurar o funcionamento do mercado, disse Williams em Frankfurt.
Em junho de 2022, a Fed iniciou o processo de redução do tamanho de seu balanço para um “nível amplo de reservas”.
O processo funcionou conforme o esperado.
“As participações da Fed em títulos diminuíram de um pico de 8,5 biliões em 2022 para 6,250 biliões hoje”, disse Williams.
A Fed controla o nível das suas taxas de juros e de outros juros de curto prazo através das suas reservas, acrescentou Williams no discurso na conferência.
Assim, a Fed calcula com antecedência uma oferta de reservas que será suficientemente ampla “para cobrir a procura de reservas na maioria dos dias”, segundo Williams.
Da mesma forma, William considerou que a recente volatilidade nos mercados de repos (acordos de recompra de dívida a um preço predeterminado) mostra que as reservas caíram para níveis que tornam necessário que a Fed compre em breve um nível modesto de títulos para abastecer os mercados de empréstimos de um dia a níveis adequados.
MC // MSF
Lusa/Fim
