Ex-presidente dos EUA Joe Biden vai ser submetido a radioterapia para tratar cancro

Washington, 11 out (Lusa) – O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai ser submetido a radioterapia como parte do tratamento contra um cancro, avançou hoje o portal NBC.

Segundo um porta-voz de Biden, a radioterapia integrará um “plano de cuidados” para combater um agressivo cancro da próstata, com metástases nos ossos, cujo diagnóstico foi tornado público em maio deste ano. O tratamento terá a duração de cinco semanas e será combinado com terapia hormonal.

No início de setembro, tornou-se público que Joe Biden, de 82 anos, tinha sido recentemente submetido a uma intervenção para remover células cancerígenas da pele.

Biden deixou a Casa Branca em janeiro, tornando-se o presidente norte-americano mais velho a concluir um mandato. Durante a sua presidência, surgiram dúvidas sobre a sua capacidade para continuar no cargo devido à idade e ao estado de saúde.

O ex-presidente democrata abandonou a corrida à reeleição em meados de 2024, apoiando a candidatura da sua vice-presidente, Kamala Harris, que acabou por ser derrotada por Donald Trump.

No início de 2024, o médico pessoal de Biden considerou-o apto para permanecer no cargo após um exame físico. Em fevereiro de 2023, Biden foi submetido à remoção bem-sucedida de uma lesão cancerosa no peito, tendo o médico da Casa Branca à época indicado que não seria necessário tratamento adicional.

SCR // RBF

Lusa/Fim