Canadá lança consultas públicas sobre revisão do CUSMA

Foto: X Mark Carney

O Governo federal afirmou que está a lançar consultas públicas sobre o Acordo Canadá-Estados Unidos-México, ou CUSMA, antes da revisão prevista para o próximo ano do pacto comercial norte-americano.

O ministro do Comércio do Canadá-EUA, Dominic LeBlanc, anunciou as consultas a 19 de setembro na Cidade do México, onde ele e o primeiro-ministro Mark Carney encerraram dois dias de reuniões com autoridades mexicanas.

O anúncio foi feito um dia depois de o Canadá e o México terem assinado um pacto para aprofundar os laços económicos e de segurança antes do que se espera ser uma ronda desafiante de negociações com os Estados Unidos da América (EUA) sobre um acordo comercial trilateral.

O acordo – anunciado como uma parceria estratégica abrangente – foi assinado pelo primeiro-ministro Mark Carney e pela Presidente mexicana Claudia Sheinbaum na Cidade do México a 18 de setembro.

Inclui um plano para construir infraestruturas, como portos, linhas ferroviárias e corredores energéticos, ao mesmo tempo que combate o crime e protege o ambiente.

O acordo também inclui 9,9 milhões de dólares em financiamento para projetos liderados pelas Nações Unidas para combater as drogas e apoiar a integração dos migrantes.

Carney e Sheinbaum enfatizaram que o acordo irá “complementar” o CUSMA.