LCCS inicia construção de novo lar em Hamilton

Foto: Facebook Ford Nation

A 10 de setembro, a Luso Canadian Charitable Society (Luso) deu oficialmente início à construção de um novo complexo habitacional social na Main Street East em Hamilton.

A instalação de seis andares contará com 30 suítes residenciais projetadas para abrigar até 45 adultos com deficiências físicas e/ou de desenvolvimento. As unidades terão de um a três quartos e contarão com atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, espaços para atividades, um pátio na cobertura e a reutilização adaptativa da Trinity Baptist Church adjacente, que se tornará um centro com refeitório, programas e escritórios administrativos.

Jack Prazeres, presidente da Luso, sublinhou que este projeto vem colmatar falhas existentes na comunidade, essencialmente a nível dos tempos de espera dos utentes. Para Prazeres, o objetivo principal é dar às pessoas com deficiência a dignidade e independência que merecem.

O novo projeto é apoiado por um investimento provincial de 16 milhões de dólares, anunciado no Orçamento de Ontário para 2025, e representa um passo transformador para pessoas com deficiência, para as famílias e para a comunidade em geral.

Embora as contribuições do Governo tenham sido essenciais para o lançamento do projeto, o custo total deverá ultrapassar os 25 milhões de dólares. Para concluir as instalações, a Luso está também a angariar 7 milhões de dólares através de doações privadas, patrocínios e eventos comunitários.

No momento da cerimónia de lançamento da primeira pá, em homenagem à falecida Hazel McCallion, presidente da Câmara Municipal de Mississauga de longa data, todos os participantes usaram capacetes com a sua assinatura.

No evento estiveram presentes algumas autoridades, incluindo o premier Doug Ford, o ministro Michael Parsa, a deputada provincial Monica Ciriello, o deputado provincial Rudy Cuzzetto, a presidente da Câmara Andrea Horwath, o vereador Nrinder Nann, a cônsul-geral de Portugal Ana Luísa Riquito e ainda alguns líderes comunitários.

Ford destacou que as novas instalações vão permitir às pessoas com deficiência ter um lugar seguro e acolhedor para chamarem de lar. O premier agradeceu ainda à Luso pelo seu trabalho junto da comunidade.

A abertura das instalações está prevista para 2027.