Homem de Ottawa condenado a 10 anos de prisão por crimes de ódio contra judeus

Foto: Pexels

Um homem de Ottawa foi condenado a 8 de setembro a 10 anos de prisão por promover campanhas de ódio contra judeus produzidas para o grupo neonazi Atomwaffen Division.

O juiz Robert Smith, do Tribunal Superior, considerou Patrick Gordon MacDonald culpado no início deste ano por todas as três acusações que enfrentava: promover discurso de ódio, participar em atividades de um grupo terrorista e facilitar atividades terroristas.

MacDonald, um designer gráfico com cerca de 30 anos, declarou-se inocente das acusações.

Os promotores públicos argumentaram durante o julgamento que MacDonald trabalhava sob o pseudónimo ‘Dark Foreigner’ para um grupo terrorista listado, com o objetivo de promover o ódio contra judeus e outras minorias para provocar uma guerra racial.

Ligaram-no ainda à gravação de vários vídeos violentos e cheios de ódio e à criação de imagens inspiradas no nazismo através de equipamentos multimédia e outros itens que foram apreendidos pela polícia, juntamente com os seus registos telefónicos e bancários.

O grupo de defesa judaico B’nai Brith Canada, que testemunhou na audiência de sentença, saudou a decisão do juiz como uma vitória para a segurança da comunidade.

A Royal Canadian Mounted Police (RCMP) considerou este o primeiro caso no Canadá que envolve tanto acusações de terrorismo como de propaganda de ódio contra alguém acusado de promover uma ideologia violenta de extrema direita.