Portugalidade celebrada com torneio de futebol em Toronto

Taça Camões une comunidade portuguesa e luso-canadiana no estádio de Brockton

‘Fado, futebol e Fátima’ compõem a expressão dos ‘Três F’ definida como os três pilares de Portugal na época da ditadura de Salazar. Apesar de na altura ser utilizada para justificar a fraca participação da população nos assuntos da sociedade, o que é facto é que os três são muito importantes para a comunidade portuguesa. Assim, para festejar Portugal, festejar o futebol faz parte.

No âmbito das celebrações da Semana de Portugal, decorreu no passado dia 31 de maio, a final do torneio de futebol ‘Taça Camões’, promovido pela ACAPO, em parceria com a LiUNA.

Mesmo quem não entende de futebol, marcou presença no estádio Brockton em Toronto apoiar as suas equipas, com entusiasmo e animação.

As meias-finais foram entre a Casa das Beiras, que jogou contra a Associação Migrante de Barcelos, e o Alentejo Futebol Clube, que enfrentou a Casa dos Açores.

“Tivemos a Associação Migrante de Barcelos com a Casa das Beiras, em que ganhou a Casa das Beiras. E tivemos um segundo jogo com Alentejo e Casa dos Açores, em que ganhou o Alentejo Futebol Clube. A final é entre Alentejo e Casa das Beiras”, relatou Rómulo Ávila, árbitro dos jogos, entre as semi-finais e a grande final.

Os jogadores da Casa das Beiras estavam esperançosos na conquista do troféu, mas para eles o mais importante é a celebração e encontro entre os membros da comunidade portuguesa e luso-canadiana.

“O principal é reunir a comunidade portuguesa e que todos se divirtam, porque sabemos que no dia a seguir temos todos de ir trabalhar, mas a ambição é criar união entre a família portuguesa que existe no Canadá”, disse Nuno Carvalho, um dos jogadores da Casa das Beiras e carpinteiro de profissão.

O campeão da Taça Camões 2025 foi a Casa das Beiras.