
A Cruz Vermelha Canadiana ajudou a reconstruir um hospital bombardeado em Kiev.
Um ano após um devastador ataque com foguetes ao maior hospital infantil da Ucrânia, que matou quatro pessoas e feriu uma dúzia, a instituição centenária está a preparar-se para reabrir com a ajuda da Cruz Vermelha Canadiana.
O hospital, um edifício de cinco andares, esteve fechado desde o ataque com foguetes em julho de 2024. Ele foi projetado para atender até 18 mil crianças por ano.
A explosão destruiu as janelas dos edifícios médicos ao redor. Três cirurgias cardíacas estavam a decorrer quando isso aconteceu. As crianças nas camas do hospital foram atingidas por estilhaços de vidro.
Mykyta Ilin, da Cruz Vermelha, relatou que o foguete caiu no edifício adjacente ao edifício principal e ao centro cardíaco onde decorriam as cirurgias.
O hospital necessitou de pinturas, reconstrução do telhado, janelas e fachada e ainda reconstrução das salas de cirurgia, numa abordagem de reparações e melhorias objetivada pela Cruz Vermelha.
A reabertura do hospital está prevista para setembro de 2025.
As renovações tiveram um custo de 1,4 milhões de dólares, tendo a Cruz Vermelha Canadiana arrecadado até 26 de agosto 500 milhões de dólares através de um apelo especial.