Valores atuais de desemprego jovem correspondem a fases de recessão, diz relatório

Foto: Pexels

A atual taxa de desemprego entre os jovens está em níveis normalmente observados apenas durante recessões, mesmo com outras faixas etárias enfrentando um mercado de trabalho mais resiliente – é o que revela um novo relatório do banco CIBC.

Analistas afirmaram que o aumento do desemprego entre pessoas de 15 a 24 anos ultrapassou o que o atual cenário económico sugeria. Acrescentaram ainda que a taxa de desemprego entre os jovens normalmente sobe cerca de quatro pontos percentuais durante períodos de fraqueza, o que é superior ao aumento de dois pontos percentuais entre os trabalhadores em idade produtiva quando a economia entra em recessão.

No entanto, desde 2022, a taxa de desemprego entre os jovens subiu mais do que a média, com um aumento de 5,5 pontos percentuais. Ao mesmo tempo, os trabalhadores em idade produtiva tiveram um aumento menor do que o habitual no desemprego.

Os analistas afirmaram que a tendência de desemprego também se deve, em parte, a um aumento no número de residentes não permanentes entre 2022 e 2024, que se somam à força de trabalho, mas observa que a maior oferta de trabalhadores não explica a fraqueza em todo o mercado.

A Statistics Canada informou que o desemprego juvenil em julho subiu para 14,6%, a taxa mais alta desde setembro de 2010.

Os analistas apontam para o papel da inteligência artificial (IA) e de outras tecnologias substitutas da mão de obra, que provavelmente afetam de forma desproporcional os jovens canadianos que procuram emprego.