
A temporada de incêndios florestais de 2025 em toda a região do Canadá Atlântico está a ser considerada sem precedentes por muitos bombeiros da região.
O sindicato dos bombeiros profissionais de Halifax afirmou que já tinha alertado sobre a necessidade de uma melhor preparação antes do verão, chamando a atenção para a falta de mudanças para lidar com esses cenários.
O sindicato defende que as dificuldades no combate às chamas são causadas pela falta de novas políticas de mobilização, de protocolos, de formações práticas e ainda dos problemas com o equipamento de proteção individual.
Os comentários do sindicato surgem na sequência dos incêndios florestais nas províncias atlânticas que atingiram níveis incontroláveis, enquanto as equipas combatem dezenas de incêndios. Casas foram danificadas, pessoas foram evacuadas e foram emitidas várias proibições de fazer fogueiras ao ar livre.
O sindicato acrescentou ainda que a má gestão dos bombeiros fora de serviço e a falta de formação crítica em interface urbana para gerir as áreas densamente povoadas que se encontram com a floresta são outro problema.