
A ministra das Relações Exteriores, Anita Anand, teve a sua primeira reunião oficial com o secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), Marco Rubio, em Washington, a 21 de agosto, enquanto se verificam tensões contínuas nas relações bilaterais.
Anand e Rubio já haviam conversado por telefone, inclusive em junho, antes da Cimeira dos Líderes do G7 em Alberta. Os políticos também conversaram por telefone em agosto e o Departamento de Estado informou que discutiram a situação de segurança no Haiti e no Médio Oriente.
O ministro do Comércio do Canadá, Dominic LeBlanc, visitou Washington em julho em busca de uma redução nas tarifas, mas, em vez disso, o presidente dos EUA, Donald Trump, aumentou as tarifas sobre o Canadá para 35%. Essas tarifas não se aplicam a mercadorias em conformidade com o Acordo Comercial entre o Canadá, os Estados Unidos e o México.
O encontro de Anand com Rubio, marcado por um aperto de mão em frente às bandeiras canadiana e americana numa sala do Departamento de Estado dos EUA, assinalou o regresso de autoridades canadianas a Washington. As negociações não têm resultado em acordos, depois de Mark Carney afirmar que o governo canadiano só vai aceitar o que for mais justo para o seu país.
Até ao fecho desta peça não foram revelados detalhes do encontro.
