
Dados recentemente divulgados pela Statistics Canada mostram que a balança das viagens transfronteiriças está desnivelada, com mais americanos a visitar o Canadá do que canadianos a visitar os Estados Unidos da América (EUA).
Os números mostram uma mudança notável nas viagens entre o Canadá e os EUA, em junho e julho.
No geral, as viagens transfronteiriças para ambos os países diminuíram com a instabilidade nas relações entre os países provocada pelas tarifas e comentários de Donald Trump, sendo que a mudança de atitude e das preferências de viagem é muito mais pronunciada no lado canadiano.
Para além das viagens, a guerra comercial iniciada pelo Presidente dos EUA também provocou mudanças nas importações e exportações.
O Canadá aumentou as importações e exportações para vários países e para o restante do mundo, incluindo os da Europa, da Ásia, da América Central e do Sul, do Médio Oriente e de África. As excepções estão nas importações e exportações com o México e com os EUA.
Desde a tomada de posse de Trump, o Canadá aumentou as importações para o México em cerca de 7% e diminuiu as exportações em cerca de 1%. Em relação aos EUA, o Canadá registou uma diminuição de cerca de 2% nas importações e um aumento de cerca de 0,2% nas exportações.
Um exemplo de queda nas importações dos EUA pelo Canadá é o sumo de laranja da Flórida. Em junho, de acordo com dados do US Census Bureau, as importações de sumo de laranja dos EUA para o Canadá caíram para o nível mais baixo registado nos últimos 20 anos.
