
O Canadá registou o sétimo mês consecutivo de queda nas viagens de residentes aos Estados Unidos da América (EUA) em julho. Os novos dados foram divulgados pela Statistics Canada a 11 de agosto.
O novo relatório mostra que o número de canadianos que fizeram uma viagem de ida e volta aos EUA de carro caiu 36,9% em julho em comparação com o mesmo mês em 2024.
As viagens por terra não foram as únicas que diminuíram. Os dados mostram que os canadianos que viajaram de avião para os EUA diminuíram 25,8% em comparação com o ano anterior.
No total, os dados mostraram que quase 1,7 milhões de canadianos fizeram uma viagem de carro, em comparação com 2,6 milhões no ano anterior, com 383.700 viagens de avião.
A queda em ambos os métodos de viagem tem sido consistente desde o início de 2025, coincidindo com a posse do presidente dos EUA, Donald Trump, e com as suas ameaças contínuas de tarifas e anexação do Canadá.
Em contrapartida, as viagens de canadianos para outros países e vice-versa estão a aumentar. De acordo com a Statistics Canada, as viagens de regresso de canadianos vindos de outros países aumentaram 5,9%, para um milhão, em comparação com o ano anterior. Entre as pessoas de fora do Canadá, os dados mostram que as visitas de não residentes por via aérea aumentaram 3,1%, para 1,4 milhões, em comparação com julho de 2024. Este número foi composto por 714.700 residentes nos EUA e 729.800 residentes noutros países.
No entanto, as viagens de americanos para o Canadá por via terrestre diminuíram 7,4% em comparação com o ano anterior — o sexto mês consecutivo de quedas em relação ao ano anterior.
