Tarifas podem impactar compras de regresso às aulas

Foto: Pexels

Os especialistas e analistas em matéria de comércio perspectivam um início de ano letivo atribulado, com impacto das tarifas americanas nas compras de regresso às aulas.

O panorama de incertezas, segundo especialistas, traduz-se na expetativa de que os artigos importados dos Estados Unidos da América (EUA), como aparelhos eletrónicos e roupas, sofram grandes aumentos de preço.

Algumas grandes marcas no Canadá podem aumentar os preços para acompanhar o aumento nos EUA. Segundo os especialistas, trata-se de um processo conhecido como harmonização de preços que faz com que os clientes em ambos os países paguem mais.

No entanto, permanece alguma esperança em alguns mercados onde os vendedores acumularam bens em inventário em antecipação às tarifas. Nesses casos os preços provavelmente não subirão mais.

Para além disso, os especialistas em comércio também temem que se repita o fenómeno ocorrido na pandemia da Covid-19. Algumas marcas podem adotar um sistema de psicologia tarifária, utilizando a mentalidade dos consumidores de que os preços vão aumentar e aumentando efetivamente os preços.

Os especialistas deixam um conselho aos pais: antes de sair e comprar, faça uma lista do que é necessário, pesquise preços e promoções, compare e defina o seu orçamento com antecedência.

A posição dos especialistas surge quando um novo estudo do programa de recompensas de compras online Rakuten.ca, revelou que 89% dos pais canadianos consideram que o preço dos materiais escolares tem subido. No entanto, o estudo não menciona as tarifas, mas sim a inflação pela subida dos preços.