
Os comissários de bordo da Air Canada fizeram piquetes nos aeroportos de quatro grandes cidades canadianos a 11 de agosto, no que o sindicato chamou de dia nacional de ação.
O Sindicato Canadiano dos Funcionários Públicos (CUPE) afirmou que as manifestações ocorreram no Aeroporto Internacional Pierre Elliott Trudeau, em Montreal, no Aeroporto Internacional Pearson, em Toronto, no Aeroporto Internacional de Vancouver e no Aeroporto Internacional de Calgary, pela 1 pm.
O CUPE afirmou que o objetivo de sensibilizar a opinião pública para o que denomina “salários de pobreza” e trabalho não remunerado quando se trabalha num avião que não está a voar.
O sindicato acrescentou ainda que a secção do sindicato responsável pela Air Canada pretendia retomar as negociações com a companhia aérea a 8 de agosto, depois de os seus membros terem votado a 5 de agosto a favor da greve por 99,7%.
As duas partes estão em negociações contratuais desde o início do ano e o mandato de greve surge depois de a companhia aérea e o sindicato terem concluído um processo de conciliação sem chegarem a um acordo.
As negociações dizem respeito aos comissários de bordo que trabalham para as principais operações da Air Canada, bem como para a Air Canada Rouge.
