
Mark Carney visitou Treton, em Ontário, a 8 de julho, para passar o dia com as Forças Armadas Canadianas.
No decorrer da visita, o primeiro-ministro afirmou que o seu Governo vai aumentar o salário inicial dos soldados das Forças Armadas Canadianas em 20% para a força regular e em 13% para os reservas. Outros membros militares também receberão aumentos salariais, com aumentos menores para os postos mais altos.
O Governo federal afirmou ainda que o novo pacote de remuneração deverá custar cerca de 2 mil milhões de dólares anualmente e faz parte de um aumento orçamental planeado de 9,3 mil milhões de dólares este ano para atingir a meta de referência da NATO para as despesas com a defesa.
O Governo acrescentou que está a criar novos subsídios militares e a melhorar os já existentes para ajudar a reter pessoal e impulsionar o recrutamento num mercado de trabalho competitivo.
Esses subsídios incluem 50 mil dólares em bónus para pessoas que ingressam e trabalham em empregos críticos em setores que estão com muitas vagas em aberto.
Recorde-se que em junho, o Canadá e os seus aliados da Nato concordaram aumentar a meta de gastos com defesa para 5% do PIB anual até 2025.
A deslocação de Carney a Treton aconteceu um dia depois de o primeiro-ministro ter dito que os canadianos estão focados em fortalecer a sua economia, depois de o Presidente dos EUA, Donald Trump, ter voltado a aumentar as tarifas americanas.