
O mercado de trabalho canadiano superou as expetativas em junho, com um aumento das contratações.
Uma sondagem da Reuters junto de economistas esperava que a taxa de desemprego subisse para 7,1% em junho, uma vez que os níveis de emprego se mantiveram estáveis.
No entanto, a Statistics Canada divulgou, a 11 de julho, um relatório em que afirma que a taxa de desemprego caiu um décimo de ponto percentual para 6,9% em junho, uma vez que a economia criou cerca de 83 mil postos de trabalho.
Os números de junho contrariam o recente abrandamento do mercado de trabalho. O mês passado foi o primeiro ganho significativo de emprego desde janeiro e quebrou uma série de três meses consecutivos em que a taxa de desemprego aumentou.
A agência afirmou que a grande maioria dos empregos eram a tempo parcial, com 47 mil postos de trabalho adicionados no setor privado.
O setor do comércio por grosso e a retalho liderou o crescimento com 34 mil novos postos de trabalho, seguido pelos cuidados de saúde e assistência social, com 17 mil postos de trabalho adicionados. Apenas o setor da agricultura enfrentou perdas de emprego notáveis, com 6 mil postos de trabalho eliminados, segundo a Statistics Canada.
O setor da indústria transformadora, que tem sofrido perdas de emprego nos últimos meses devido à disputa tarifária do Canadá com os Estados Unidos da América (EUA), registou um aumento de 10 mil postos de trabalho em junho.
Quanto à taxa de desemprego dos estudantes, esta manteve-se elevada, registando 17,4% em junho. Um valor superior aos 15,8% registados no mesmo mês do ano passado, mas ligeiramente inferior aos 20,1% de maio, que marcou o início da época de emprego de verão.