Trump ameaça Canadá com tarifas de 35%

Foto: Pexels

Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), enviou uma carta a 10 de julho a Mark Carney, primeiro-ministro do Canadá, com uma nova ameaça tarifária. Trump ameaçou a imposição de tarifas de 35% sobre as importações de produtos canadianos.

A nova ameaça tarifária estabelece um novo prazo para as negociações comerciais em curso entre Canadá e EUA, com prazo inicial de término a 21 de julho.

Trump justificou a ameaça recente com a necessidade do Canadá trabalhar para impedir o fluxo de fentanil para os EUA. As apreensões de fentanil aumentaram ligeiramente este ano na fronteira comum, com uma apreensão de 26 quilos da droga até 10 de julho. Isto equivale a um aumento em relação aos 19,5 quilos do ano fiscal passado.

Para além disso, Trump atacou ainda o setor dos laticínios e a gestão da oferta do Canadá, afirmando que os produtores de laticínios americanos têm de pagar “até 400%” em direitos aduaneiros para “poderem vender os seus produtos” no Canadá.

Carney respondeu à nova ameaça, afirmando que o Governo canadiano defenderá “firmemente” os trabalhadores e as empresas. O Governo federal anunciou a extensão das mudanças feitas em março ao programa de seguro-desemprego, ajudando as empresas a manter os trabalhadores, através da redução de horas de trabalho compensadas pelo subsídio de apoio à perda salarial.

Carney acrescentou que o Canadá vai continuar a trabalhar para garantir um acordo comercial com os EUA até ao prazo revisto de 1 de agosto

Doug Ford, premier de Ontário, também se pronunciou face à nova ameaça. Ford afirmou que o Governo de Carney necessita de trabalhar 24 horas por dia para garantir um acordo que elimine todas as tarifas.