
Washington, 05 jul 2025 (Lusa) — A tempestade que atingiu na sexta-feira o centro do Texas matou pelo menos 32 pessoas, incluindo 14 crianças, segundo o último balanço das autoridades norte-americanas que continuam as operações de resgate.
As equipas de resgate continuam a vasculhar as margens do rio Guadalupe, na região de Texas Hill Country, à procura das 27 raparigas que participavam num acampamento cristão e continuam desaparecidas, segundo descreve a agência de notícias Associated Press (AP).
Já passaram cerca de 36 horas desde que ocorreram as inundações e as autoridades continuam sem divulgar o número total de desaparecidos, sublinha a AP, acrescentando que as colinas ao longo do rio Guadalupe estão repletas de acampamentos juvenis e parques de campismo centenários, que são particularmente populares durante o feriado de 04 de julho.
A tempestade de sexta-feira fez com que as águas do rio subissem oito metros em apenas 45 minutos antes do amanhecer, mas o perigo ainda não passou.
As chuvas torrenciais continuam a atingir hoje comunidades nos arredores de San Antonio, tendo as autoridades lançado alertas e avisos de enchentes repentinas que continuam ativos.
No local há helicópteros, barcos e drones que continuam à procura de vítimas e a resgatar quem esteja preso ou isolado.
“Não vamos parar até encontrarmos todos os desaparecidos”, disse hoje aos jornalistas Nim Kidd, chefe do Departamento de Gestão de Emergências do Texas.
As autoridades também ainda não esclareceram se os acampamentos e os residentes em locais muito vulneráveis a inundações receberam os avisos adequados e se foram feitos preparativos suficientes, acrescenta a AP.
SIM // VAM
Lusa/Fim