
A celebração da Santíssima Trindade atravessou o oceano com os imigrantes açorianos no Canadá e, ano após ano, tem sido celebrado em várias paróquias. De 12 a 15 de junho, Bradford, em Ontário, acolheu a tradição açoriana do Espírito Santo na Paróquia dos Santos Mártires do Japão.
Apesar de ser uma tradição secular, os mais novos não deixam que se perca e mantêm viva a celebração tão querida dos seus antepassados. É o caso dos ‘mordomos’ de 2025 da celebração da Santíssima Trindade, Nelson Barcelos e Juliana Ponceano, que abraçaram a homenagem ao Espírito Santo.
Nos primeiros três dias, de 12 a 14, houve a tradicional recitação do terço.
No dia 14, depois do terço, houve jantar para os patrocinadores, familiares e amigos. O jantar foi animado pela atuação dos cantadores de improviso Armindo Amarante, José Fernandes e Roberto Picanço.
No domingo, dia 15, foi celebrada a missa da coroação com o padre da paróquia, John Pak.
Depois da missa, os símbolos do Espírito Santo saíram da Igreja em direção ao salão em procissão, acompanhada pela Banda do Senhor Santo Cristo.
No salão foram servidas as tradicionais sopas em honra do Espírito Santo, confecionadas por Fátima Picanço, vinda de propósito da ilha Terceira. As sopas foram acompanhadas de cozido e servidas a cerca de 450 pessoas.
Durante a tarde, os símbolos do Espírito Santo foram entregues ao casal de ‘mordomos’ que dará seguimento às celebrações em 2026.
As celebrações que, mais uma vez, uniram a comunidade em oração, partilha e emoção, terminaram com muita música – e nem o bailarico faltou.