Cabo Verde lança concurso para integrar peças de arte no novo parque tecnológico

Praia, 03 jun 2025 (Lusa) — O Governo cabo-verdiano lançou um concurso para artistas nacionais e estrangeiros integrarem arte no recém-inaugurado parque tecnológico do arquipélago, através de murais, esculturas e outro tipo de instalações, anunciou em comunicado.

As propostas podem ser apresentadas até 10 de julho e o parque tem um orçamento de 163 mil euros para todas as peças, sendo que cada artista pode candidatar-se a vários locais do guião, mas o valor máximo atribuído por autor não pode ultrapassar 30 mil euros, explica a organização.

O objetivo é “celebrar as formas de arte locais e regionais, misturando estilos tradicionais e contemporâneos para criar uma identidade única” que esteja “em sintonia” com os temas da tecnologia e inovação, explicou.

Pretende-se juntar diferentes processos criativos, ao “estimular a interação entre a comunidade tecnológica, os artistas locais e o público em geral através de projetos artísticos colaborativos, exposições e encontros”.

O parque tecnológico de Cabo Verde é composto por um conjunto principal de edifícios na capital, Praia, e um polo no Mindelo, ilha de São Vicente.

A infraestrutura acolhe algumas dezenas de empresas ligadas ao mundo digital, um ‘data center’ e espaços para desenvolvimento de ‘startups’, refletindo a aposta do Governo em promover Cabo Verde como um arquipélago para nómadas digitais e implantação de empresas tecnológicas.

A empresa pública Nosi – Núcleo Operacional Para a Sociedade de Informação é uma das âncoras do parque, exportando para vários países africanos algumas das soluções de informatização da administração pública já em funcionamento em Cabo Verde.

LFO // JMC

Lusa/Fim