
A inflação desceu acentuadamente em abril, segundo novo relatório da Statistics Canada, divulgado esta terça-feira, 20 de maio. O ritmo anual da inflação arrefeceu para 1,7% no mês passado, contra 2,3% em março, segundo a agência.
Em abril, os canadianos encontraram alívio sobretudo nas bombas de gasolina. Segundo a Statistics Canada, os preços do combustível caíram 18,1% em abril, em comparação com o ano anterior, sobretudo graças ao fim do preço do carbono e à queda dos preços globais do petróleo. Os preços do gás natural também caíram 14,1% em termos anuais no mês de abril.
A única província que não registou um abrandamento da inflação no mês passado foi o Quebec. A província tem o seu próprio sistema de limitação e comércio e, por conseguinte, não beneficiou do fim do regime federal de preços do carbono.
Em contrapartida, a pressão aumentou nos supermercados. Os preços dos alimentos aumentaram 3,8% no mês passado, acelerando em relação aos 3,2% registados em março.
Numa base anual, os preços dos legumes frescos subiram 3,7%, o custo da carne de vaca fresca e congelada aumentou 16,2% e os preços do café e do chá subiram 13,4%, segundo o relatório.
O relatório de inflação de abril foi divulgado cerca de duas semanas antes do próximo anúncio do Banco do Canadá sobre a taxa de juro, agendado para 4 de junho.