PROFESSORES MANIFESTARAM-SE EM “TEMPO OPORTUNO” PARA EXIGIR COMPROMISSOS – SINDICATOS

LusaLisboa, 20 jun (Lusa) — Entre ter uma manifestação com cerca mil professores, como a de hoje, ou não fazer uma manifestação, os sindicatos preferiram sair à rua, porque, defendem, este é o “tempo oportuno” para exigir compromissos aos partidos que vão a eleições.

“Nós podíamos fazer isto em setembro, com todos os professores desempregados e todas as situações que vão começar no início do ano letivo. Vinha mais gente, mas não era uma altura própria, porque nessa altura é campanha eleitoral. E nós quisemos, num tempo que ainda fosse um tempo oportuno, vir colocar algumas propostas no sentido de que os partidos que se vão candidatar possam assumir compromissos”, disse o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira.

O líder da estrutura com maior peso representativo dos docentes dentro da plataforma sindical que convocou o protesto, que caracterizou como “participação significativa” o números de presenças na manifestação de hoje, referiu que, apesar de ser sábado, este é um dia em que decorrem reuniões nas escolas e em que muitos professores estão a corrigir exames.