Guerra comercial abala mercado imobiliário no Canadá

Foto: Envato

O mercado da habitação no Canadá está a ceder à pressão da guerra comercial lançada por Donald Trump. A conclusão é de um novo relatório do Royal Bank of Canada.

As vendas de casas estão a cair por todo o país. Muitos compradores receiam perder o emprego e a liquidez financeira. Evitam compromissos grandes, como um crédito à habitação.

Segundo o relatório, a quebra é mais acentuada em Ontário e em British Columbia (B.C.). Vancouver, Fraser Valley e Toronto têm casas a mais e compradores a menos. Só em abril, as vendas em Toronto caíram mais de 23% – o pior mês desde 2020, à exceção do confinamento durante a pandemia.

Ao mesmo tempo, há mais casas a entrar no mercado. Em Calgary, os novos anúncios subiram quase 16%, mas também em abril, as vendas caíram mais de 22%.

O Royal Bank of Canada diz que a incerteza económica está a travar os compradores. Até mercados tradicionalmente sólidos, como Hamilton ou Kitchener-Waterloo, estão a arrefecer.

Nas pradarias e na região Atlântica, a pressão ainda não é tão forte. Mas, segundo a instituição financeira, o nervosismo dos compradores também já se nota.

Para quem quer comprar, pode ser uma boa altura. Mas para quem quer vender, o conselho é ajustar o preço e ter expetativas realistas.