
Enquanto centenas de milhares de tainhas do Lago Ontário estão a desovar para a época, a Autoridade de Conservação de Toronto e Região (TRCA) disse que as recentes alterações climáticas causaram um aumento do número de peixes mortos ao longo da costa da Grande Toronto.
A tainha é uma espécie de peixe prateada e não nativa, encontrada em grande abundância nas águas profundas do Lago Ontário. Foi considerada uma espécie invasora na parte superior dos Grandes Lagos, espalhando-se pela região durante a construção do sistema do Canal Welland.
O maior registo de peixes mortos na costa partilhado foi no Humber Bay Park West, no sul de Etobicoke. Os residentes da região publicaram fotografias e vídeos nas redes sociais de peixes mortos perto do lançamento de barcos do parque, junto à base do Mimico Creek.
No entanto, a área do Humber Bay Park não foi a única com registo de grande número de peixes mortos. As autoridades indicaram que foram encontrados peixes mortos noutros pontos ao longo do Lago Ontário, próximo da jurisdição da TRCA (que se estende entre a fronteira Toronto-Mississauga e Ajax), apesar de não terem fornecido mais detalhes até ao fecho desta peça.
O Ministério dos Recursos Naturais de Ontário fez eco das observações partilhadas pela TRCA, alertando, no entanto, que todos os anos, em maio e junho, há registo semelhante de mortes de peixes. Os casos podem ser comunicados ao Ministério para controlo da situação.