
José Cesário, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) pelo círculo de Fora da Europa nas próximas eleições legislativas antecipadas de 18 de maio, esteve de visita ao Canadá.
Depois de assinalar o 25 de abril com a comunidade portuguesa em Boston, nos Estados Unidos da América (EUA), Cesário esteve no Quebec e em Ontário.
Em Ontário, participou na cerimónia de atribuição de Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas no Consulado-Geral de Portugal em Toronto, a 29 de abril.
No discurso de entrega da medalha a Fernando Couto, primeiro padre português ordenado no Canadá, e a António do Forno, histórico dirigente associativo de Chatham, Ontário, Cesário anunciou uma “revolução” nos serviços consulares portugueses no Canadá.
Segundo Cesário, a revolução consiste na implementação de novos passaportes com validade de 10 anos e novos equipamentos portáteis para os funcionários consulares. O objetivo é modernizar o serviço e permitir uma maior aproximação dos consulados às comunidades mais afastadas.
Estas novas medidas surgem pela necessidade de melhorar o modelo de atuação iniciado pelo consulado em 2011 com as primeiras permanências consulares. Com esta iniciativa, o Estado português já conseguiu levar os seus serviços a regiões como Winnipeg, Thunder Bay, Kitchener, Cambridge, Leamington e London, no Canadá, onde não existe consulado físico.