
O Toronto District School Board (TDSB) está a considerar fechar mais de metade das suas piscinas e eliminar alguns cargos de instrutor de música. As decisões surgem numa altura em que o conselho escolar enfrenta um défice de 58 milhões de dólares para o ano letivo de 2025-2026.
A proposta é uma das várias medidas de redução de custos apresentadas num relatório analisado pelo Comité de Finanças, Orçamento e Inscrição do conselho escolar a 30 de abril.
No relatório, a direção refere que possui e gere 66 piscinas em toda a cidade, para as quais não recebe financiamento do Ministério da Educação do Ontário. Dessas piscinas, 27 são alugadas à Câmara Municipal de Toronto e duas a empresas privadas após o horário escolar, acordos que, segundo as projeções, gerarão mais de 6 milhões de dólares em receitas este ano letivo.
No entanto, como os custos de funcionamento ultrapassam essas receitas, estimadas em 17,2 milhões de dólares, a direção propõe o encerramento das piscinas que não estão alugadas para passar a uma estrutura de “recuperação de custos” e despedir todos os 86 instrutores aquáticos.
O relatório inclui igualmente uma recomendação para eliminar os 74 instrutores de música itinerantes da administração, adiar a entrega de dispositivos eletrónicos aos alunos e adaptar as atividades de educação ao ar livre a um modelo de “recuperação de custos”.
As novas medidas apresentadas surgiram uma semana depois de o Ministério da Educação de Ontário ter anunciado o início de uma investigação financeira intensiva sobre três conselhos escolares da província, incluindo o TDSB.