Carney vai à Casa Branca em breve, diz Trump

Foto: X Mark Carney

Após a chamada telefónica, de 29 de abril, de Mark Carney e Donald Trump, partilhada pelo Gabinete do primeiro-ministro do Canadá, o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) disse a 30 de abril que vai receber Carney na Casa Branca na primeira semana de maio.

Trump acrescentou ainda que Carney lhe terá dito para fazerem um acordo.

Até ao fecho desta peça, o Gabinete do primeiro-ministro canadiano não confirmou uma data para a reunião entre os dois líderes.

Carney também não se pronunciou sobre o assunto até ao fecho desta peça, apesar de estar assiduamente a divulgar nas redes sociais os contactos estabelecidos desde que foi proclamado vencedor nas eleições federais de 28 de abril. A referência de Carney a Trump após os resultados eleitorais foi no seu discurso de vitória, quando referiu que num encontro com o Presidente americano iria discutir a futura relação económica e de segurança entre as duas nações soberanas.

Carney partilhou que falou por telefone com o Rei Carlos III, com o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e com o presidente do Conselho Europeu, António Costa.

O primeiro-ministro canadiano disse que foi felicitado por Zelenskyy pela sua eleição e acrescentou que sublinhou o compromisso do Canadá em apoiar a Ucrânia na obtenção de uma paz e segurança duradouras.

Carney anunciou também que foi felicitado por Costa, que enfatizou o papel do Canadá como um parceiro comercial estável e fiável.