Trump ameaça Canadá com aumento de tarifas sobre automóveis

Foto: Pexels

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, voltou a ameaçar o Canadá, enquanto retomou os comentários de anexação do Canadá aos EUA.

Trump disse, a 23 de abril, que as tarifas sobre automóveis impostas às importações canadianas são susceptíveis de ser aumentadas.

No início de abril, Trump impôs tarifas de 25% sobre todas as importações de automóveis para os EUA, com uma exceção parcial para os veículos fabricados ao abrigo do Acordo Canadá-EUA-México. Estão ainda previstas para 3 de maio tarifas sobre as peças dos veículos.

Trump afirmou que não quer que o Canadá desempenhe um papel na indústria automóvel dos EUA, alegando que o país vizinho estava a tirar negócios de veículos do seu país.

Apesar dos apelos das empresas do setor automóvel americanas a Trump para repensar as tarifas que podem resultar em prejuízos milionários no lado americano da fronteira, o Presidente não se demove e afirma que os EUA têm de voltar a fabricar.

Estas novas ameaças abalam a indústria automóvel, integrada desde o século XX entre o Canadá e os EUA, com cooperação e importação recíproca de peças para montagem.

Em meados de abril, Ottawa alterou as suas medidas de retaliação em resposta às taxas sobre os automóveis impostas por Trump, de modo a que as empresas automóveis que continuem a fabricar veículos no Canadá beneficiem de uma isenção.