Candidatos luso-canadianos disputam lugares no Parlamento

Foto: Facebook Elections Canada

A corrida eleitoral no Canadá termina a 28 de abril e tem sido marcada pela crise económica, provocada pela guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos da América (EUA) e pelo aumento do custo de vida.

Sendo o Canadá um país que acolhe muitos imigrantes, há nomes de várias origens na corrida, incluindo candidatos com raízes portuguesas, reforçando a participação dos luso-canadianos na política canadiana.

Na região da Grande Toronto, há três candidatos luso-canadianos, dois pelo Partido Liberal e uma pelo Novo Partido Democrático (NDP).

Charles Sousa, Peter Fonseca e Sandra Sousa concorrem em círculos eleitorais da região da Grande Toronto, onde a comunidade luso-canadiana mantém uma forte presença.

O liberal Charles Sousa recandidata-se por Mississauga-Lakeshore. Sousa foi eleito deputado federal em 2022, após ter representado o mesmo círculo a nível provincial. Já foi inclusive ministro das Finanças de Ontário.

Também em Mississauga, no círculo de East-Cooksville, o antigo maratonista olímpico e deputado federal desde 2015 Peter Fonseca recandidata-se pelo Partido Liberal.

Em Davenport, o círculo com a maior concentração de lusófonos no Canadá, a engenheira Sandra Sousa, filha de imigrantes portugueses, é a nova aposta do NDP.

Fora da região de Toronto também há candidatos portugueses. No Quebec, a deputada liberal Alexandra Mendès, nascida em Portugal, concorre a um quinto mandato, representando o distrito eleitoral de Brossard-Saint-Lambert, em Montreal, assento que ocupa desde 2015. Entre 2008 e 2011, foi deputada por Brossard-La Prairie.

O economista luso-canadiano Carlos Leitão, ex-ministro das Finanças do Quebec entre 2014 e 2018, é o candidato liberal por Marc-Aurèle-Fortin, em Laval, num regresso à política federal após ter deixado a política provincial em 2022.

Além dos candidatos de origem portuguesa, há outros lusófonos na corrida. É o caso de  As listas completas dos candidatos podem ser encontradas no site da Elections Canada.