Campanha entra na reta final com promessas orçamentais e liberais à frente

Foto: X Elections Canada

A última semana da campanha eleitoral federal arrancou a 21 de abril, último dia de votações antecipadas, com os líderes dos principais partidos espalhados pelo país.

O líder conservador, Pierre Poilievre, esteve em Ontário, na Grande Área de Toronto, onde anunciou que está agendada para 22 de abril a divulgação do seu plano orçamental. Os liberais e o NDP revelaram os custos associados às suas propostas a 18 de abril.

O início da última semana de campanha para Poilievre começou com a promessa de construir 2,3 milhões de casas nos próximos cinco anos, com financiamento federal das infraestruturas dos municípios a ser atribuído ao ritmo de aprovação da construção de habitações. Os conservadores também propõem libertar terrenos federais para mais construção de casas, reduzir o imposto sobre o valor acrescentado (GST) para casas novas com um valor máximo de 1,3 milhões de dólares e encorajar as autarquias a reduzir as taxas de construção.

O líder dos liberais, Mark Carney, esteve em Charlottetown, na costa leste, onde o foco foi o seu plano de cuidados de saúde. Carney prometeu que o seu governo pretende atribuir 4 mil milhões de dólares às províncias para a construção de mais hospitais e clínicas, trabalhar para formar mais médicos de família e enfermeiros no Canadá e reconhecer as credenciais de cuidados de saúde internacionais para que os médicos estrangeiros possam exercer a sua profissão no país.

O líder do NDP, Jagmeet Singh, esteve em British Columbia (B.C.). Singh voltou a focar as suas promessas em cuidados de saúde, apoios a idosos e aos trabalhadores.

O primeiro dia da última semana da campanha ficou também marcado pela divulgação uma de nova sondagem da Nanos Research, que indicou que os liberais lideram a corrida com 8 pontos de vantagem sobre os conservadores. Os liberais contam com 44% de apoio eleitoral, enquanto os conservadores registam 36%.

O NDP conta com 11%, seguido do Bloc Québécois (6%), do Partido Verde do Canadá (3%) e do Partido Popular do Canadá (1%).

Quanto ao candidato preferido pelos canadianos para ser o próximo primeiro-ministro, Mark Carney não perdeu a vantagem, estando com 47% e a 14 pontos de Pierre Poilievre, que se situa nos 33%.