Comunidade luso-canadiana angariou 158 mil dólares para apoiar instituições da Lourinhã

O salão do Centro Cultural Português de Mississauga encheu-se de emoção, orgulho e solidariedade, no passado sábado, 17 de abril. A comunidade luso-canadiana reuniu-se por uma causa nobre: angariar fundos para duas instituições do município da Lourinhã, em Portugal.

O evento solidário foi organizado pelo empresário luso-canadiano Jack Prazeres e teve como objetivo apoiar a ADAPECIL, uma organização que presta assistência a pessoas com deficiência, e os Bombeiros Voluntários da Lourinhã.

“Percebemos que precisavam de uma pequena ajuda. Acho que isto é uma forma de mantermos os nossos laços com a nossa terra e de ajudarmos um bocadinho quem mais precisa”, explicou Jack Prazeres ao Correio da Manhã Canadá (CMC).

Para Joel Filipe, presidente da Canadian Construction Workers Union, esta foi mais uma prova da generosidade da diáspora portuguesa no Canadá. “Para nós, é sempre um orgulho e um prazer poder ajudar quem precisa. São duas organizações muito importantes para o concelho da Lourinhã e acho que é um dever que temos: tentar ajudar”, disse Joel Filipe.

Ao todo, foram arrecadados 158 mil dólares. Parte destes fundos será destinada à compra de uma nova ambulância para os bombeiros voluntários. Para o comandante Ricardo Santos, o apoio vindo do outro lado do Atlântico é motivo de orgulho: “Sinto-me muito orgulhoso por saber que as pessoas da nossa terra estão connosco. Mesmo estando longe, continuam a apoiar a causa dos bombeiros portugueses”, considerou.

Também a representante da ADAPECIL, Lídia Leal, fez questão de agradecer o gesto, que reconhece o trabalho diário da organização. “Estar aqui hoje é uma emoção muito grande. Perceber que, mesmo estando tão longe, é possível os portugueses ajudarem quem ficou na terra de que tanto sentem saudade”, disse Lídia.

“Tenho de levar essa mensagem comigo e transmitir esta emoção a todos os que ficaram lá, que não puderam vir, e que, muitas vezes, não percebem a importância destas iniciativas e a diferença que podem fazer.”

O presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho, marcou presença e agradeceu, emocionado, o apoio da comunidade luso-canadiana. “Bem-haja pela forma como nos acolheram. Tem sido um acolhimento extraordinário e incansável. Hoje, encerramos com o grande jantar que está aqui a ser celebrado, e são mesmo duas instituições que merecem todo o nosso empenho e dedicação”, disse o autarca.

Brian Silva, presidente da Assembleia Municipal e também dos bombeiros voluntários, destacou a importância da solidariedade além-fronteiras. “Já não é a primeira vez que a diáspora no Canadá manifesta apoio a várias instituições do concelho da Lourinhã. É, de facto, uma comunidade muito unida, que tende sempre a apoiar as instituições do concelho de onde é originária”, referiu Brian.

Mas o ponto alto da noite foi, sem dúvida, a participação surpresa do cantor português Tony Carreira, que viajou até ao Canadá exclusivamente para apoiar esta causa. Para o cantor, o evento prova o espírito solidário dos portugueses. “Os portugueses sempre foram um povo muito solidário e nunca esqueceram a terra natal. Há um apelo à terra que é muito forte. Todos nós temos o dever de ser solidários, e a minha pequena contribuição está aqui também no dia de hoje”, disse o artista ao CMC.

Recebido de pé e com aplausos calorosos, Tony brindou o público com um dos seus maiores sucessos: ‘Sonhos de Menino’. O encerramento ficou a cargo da ‘prata da casa’: a cantora luso-canadiana Jéssica Amaro encerrou a noite com chave de ouro. “É sempre um prazer, é uma causa muito importante. Sempre que estou disponível, gosto de participar, especialmente com tanta boa gente aqui, a trabalhar por esta causa”, referiu.