
Uma nova sondagem da Nanos Research divulgada a 16 de abril indicou que os liberais aumentaram 1 ponto na liderança da corrida eleitoral federal, ficando com 8 pontos de vantagem sobre os conservadores.
Na sondagem os liberais contavam com 45% de vantagem sobre os 37% dos conservadores.
O NDP estava com 8%, seguido do Bloc Québécois (6%), do Partido Verde do Canadá (2%) e do Partido Popular do Canadá (1%).
A nível regional, os liberais conquistaram a vantagem em British Columbia (B.C.), para além de continuarem a liderar em Ontário, no Canadá Atlântico e no Quebec. O apoio dos conservadores continuava mais forte nas Pradarias.
Em Ontário, os liberais tinham 50%, contra 39% dos conservadores e 8% do NDP. No Quebec, os liberais tinham 45%, seguidos do Bloc Québécois com 28% e dos conservadores com 19%. No Atlântico, a liderança dos liberais aumentou para 64%, contra 29% dos conservadores e apenas 6% do NDP. Em B.C., os liberais passaram para o topo com 45%, contra os 34% dos conservadores.
Nas Pradarias, os conservadores continuavam a dominar, com 63% de apoio, contra 25% dos liberais.
Quando ao candidato preferido pelos canadianos para ser o próximo primeiro-ministro, Mark Carney, líder liberal, não perdeu a vantagem, estando com 49% e a 16 pontos de Pierre Poilievre, líder conservador, que se situa nos 33%.
A nova sondagem foi divulgada antes do debate em língua francesa agendado para 16 de abril. No entanto, o Partido Verde foi excluído do primeiro de dois debates entre os líderes dos partidos na corrida eleitoral. Segundo a Comissão de Debates de Líderes, a exclusão deveu-se à falta de cumprimento dos requisitos de participação, nomeadamente não possuir o número de candidatos necessários.
Os partidos devem atender a dois de três critérios para serem convidados para os debates: ter pelo menos um parlamentar em exercício que tenha sido eleito como membro daquele partido; ter pelo menos 4% de apoio nacional em pesquisas de opinião; e apresentar candidatos em pelo menos 90% de todos os distritos eleitorais.
Para além disso, a Elections Canada divulgou que o fim de semana de Páscoa é a oportunidade para os eleitores exercerem o seu direito de voto em votação antecipada, entre as 9 am e as 9 pm.