
Novos dados divulgados pela Statistics Canada a 15 de abril indicam que a inflação anual do Canadá abrandou para 2,3% em março, três pontos abaixo do mês anterior. O abrandamento deveu-se em grande parte à descida dos preços da gasolina e das viagens.
No entanto, as principais medidas de inflação, que são acompanhadas de perto pelo Banco do Canadá, permaneceram elevadas, segundo a Statistics Canada.
Os dados da Statistics Canada mostram ainda que, numa base mensal, a inflação aumentou 0,3%.
Quanto à taxa de aumento dos preços ao consumidor no Canadá, esta mostrou sinais de aceleração após sete meses de permanência a um nível de 2% ou inferior. No entanto, a Statistics Canada alerta para o facto de que o aumento dos preços foi ocultado nos meses precedentes, devido à redução do imposto sobre as vendas (GST) entre meados de dezembro e meados de fevereiro.
Em termos práticos, os preços dos produtos alimentares aumentaram 3,2% e os das bebidas alcoólicas 2,4%, numa base anual.
Em contrapartida, este aumento foi compensado por uma desaceleração de 1,6% no preço da gasolina.
Também os preços das viagens turísticas diminuíram 4,7% em março e os preços do transporte aéreo caíram 12%. A queda nas viagens aéreas coincidiu com a diminuição das viagens aéreas canadianas para os Estados Unidos da América (EUA), segundo a Statistics Canada.