Cada vez mais ‘snowbirds’ canadianos vendem casas nos EUA

Foto: Pexels

A guerra comercial com os Estados Unidos da América (EUA), as ameaças de anexação do Presidente Donald Trump e as oscilações do dólar canadiano levaram os ‘snowbirds’ a mudar cada vez mais a sua posição face aos EUA. Segundo agentes do ramo imobiliário, são cada vez mais os canadianos que se estão a desfazer das propriedades que possuem nos EUA.

Um pouco por todo o país dos EUA, os agentes imobiliários indicaram um aumento da listagem das propriedades para venda. Os especialistas do ramo indicam que a preocupação dos ‘snowbirds’ num momento em que Donald Trump coloca em causa a cidadania do país vizinho é vender as suas propriedades e regressar ao Canadá com o seu dinheiro salvaguardado.

Para o mercado imobiliário americano, o retrocesso dos canadianos é comprometedor. Tendo em conta um relatório da Associação Nacional de Corretores de Imóveis dos EUA, em 2024, os canadianos estavam no topo da lista de compradores estrangeiros nos EUA, representando 13% das compras de casas, maioritariamente na Flórida e no Arizona.

O anúncio do aumento de vendas de casas nos EUA pelos canadianos surge a par da entrada em vigor, a 11 de abril, de novas regras que obrigam os visitantes que permaneçam nos Estados Unidos por mais de 30 dias a registarem-se junto do governo americano.