
Os agregados familiares com rendimentos mais elevados no Canadá registaram um crescimento do investimento, enquanto os salários dos agregados familiares com rendimentos mais baixos diminuíram no final de 2024.
Os dados foram divulgados a 14 de abril pela Statistics Canada, num relatório que detalha o rendimento pessoal no último trimestre de 2024.
O relatório concluiu que o património líquido dos 20% mais ricos no quarto trimestre era, em média, de 3,3 milhões de dólares por agregado familiar. Em contrapartida, os 40% dos que ganham menos, em média, tinham cerca de 84 mil dólares por agregado familiar.
As famílias menos ricas aumentaram o seu património líquido no ritmo mais rápido em geral, em parte devido à possibilidade de compra de casa, propiciada pela redução das taxas de juro e pelos preços relativamente mais baixos da habitação.
Quanto ao rendimento disponível, este ultrapassou a inflação média em todos os grupos de rendimento. O rendimento disponível corresponde à quantidade de dinheiro que uma pessoa ou família tem após impostos e deduções.
O grupo de rendimento mais elevado tinha, em média, 212.741 dólares de rendimento disponível por agregado familiar – um aumento de 5,9% em relação ao ano anterior.
No outro lado do espetro, as famílias que ganham menos registaram, em média, 30.415 dólares em rendimento disponível, o que representa um aumento mais modesto de 3,6% em relação ao ano anterior.