
Os canadianos vão às urnas a 28 de abril, mas a corrida eleitoral tem evidenciado ser renhida entre os liberais e os conservadores.
Uma nova sondagem de três dias realizada pela Nanos Research, que terminou a 9 de abril, indicou que os liberais estavam com 43% de vantagem, a 5 pontos apenas dos conservadores com 38%.
O NDP manteve a posição na casa dos 9%, seguido do Bloc Québécois com 6%, do Partido Verde do Canadá, com 3%, e do Partido Popular do Canadá, com 2%.
Os conservadores registaram ganhos na segunda semana de abril em Ontário, onde se situam em 41% contra 48% dos liberais.
Os liberais continuavam a liderar em todas as regiões, exceto nas Pradarias, onde os conservadores dominam com 55% dos inquiridos a apoiá-los, contra 34% dos liberais.
No Quebec, os Liberais lideravam com 40%, seguidos do Bloc Québécois, com 27%, estando os conservadores em terceira posição, com 24%. Em British Columbia (B.C.), os liberais estavam com 41%, seguidos dos conservadores com 36% e do NDP com 16%.
Na região do Atlântico, os liberais tinham a maioria com 52%, contra 40% dos conservadores.
Quanto à preferência dos canadianos para primeiro-ministro, Mark Carney, líder liberal, perdeu 3 pontos, mas não perdeu a liderança com 47%, seguido de Pierre Poilievre, líder conservador, com 35%.
A nova sondagem foi divulgada no 19.º dia de campanha, 10 de abril, com Carney e Poilievre a fazer campanha na GTA e Jagmeet Singh, líder do NDP, em Saskatchwan.