Trump ameaça Canadá e Europa com “tarifas de grande escala”

Foto: Pexels

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, fez uma nova ameaça ao Canadá e incluiu a União Europeia (UE). Trump ameaçou impor “tarifas de grande escala” à UE e ao Canadá se os países trabalharem em conjunto para causar danos económicos aos EUA. Numa publicação nas redes sociais, Trump afirmou que as tarifas seriam “muito maiores do que as atualmente previstas”.

Os comentários surgiram na sequência da decisão de Trump de impor tarifas sobre todas as importações de automóveis para os EUA a partir da primeira semana de abril. A ordem executiva para impor tarifas de 25% foi assinada por Trump a 26 de março.

O premier de Ontário, Doug Ford, manifestou ser a favor de tarifas retaliatórias e outras medidas que provoquem o máximo de dor possível aos americanos.

O primeiro-ministro Mark Carney classificou as tarifas sobre os automóveis como um “ataque direto” aos trabalhadores canadianos do setor automóvel e prometeu uma ação rápida e apoio.

O líder dos liberais, em campanha eleitoral para as eleições federais antecipadas, alterou a sua agenda e regressou a Ottawa para uma reunião do comité do gabinete Canadá-EUA. A interrupção da campanha ocorreu para que Carney pudesse lidar com a questão e as consequências das novas tarifas sobre os automóveis.

Após a reunião com o comité das relações Canadá-EUA, Carney disse que o Canadá se vai manter forte e firme na resposta às tarifas, com todas as opções em cima da mesa e sem recuos. O primeiro-ministro canadiano não deu detalhes da resposta Canadá até ao fecho desta peça.

Enquanto Carney regressou a Ottawa, os seus opositores mantiveram as suas agendas de campanha.

O líder conservador Pierre Poilievre a passou por Coquitlam e Surrey, em British Columbia (B.C.), onde comentou as novas tarifas de Trump. Poilievre pediu que Trump parasse de atacar os amigos dos EUA.

Por sua vez, o líder do NDP, Jagmeet Singh, reuniu-se com líderes sindicais e trabalhadores do setor automóvel em Windsor, Ontário. Singh também reagiu às novas tarifas, afirmando que o Canadá se deve manter forte e lutar com tudo.