Consumo: Supermercados apostam em refeições prontas para atrair consumidores

Foto: Pexels

Os supermercados estão a investir mais na categoria de refeições prontas, à medida que os consumidores equilibram o desejo por conveniência com uma redução nos gastos discricionários. Os supermercados estão a ir além do frango assado, saladas de massa e wraps de peru, diversificando os pratos disponíveis enquanto tentam atrair os canadianos conscientes do orçamento.

A secção de refeições prontas num supermercado atualmente pode incluir sushi, frango jerk, frango korma ou sandes de pequeno-almoço. Algumas são quentes e prontas a comer, enquanto outras são feitas para serem aquecidas ou cozinhadas em casa.

Após a pandemia, à medida que a inflação começou a afetar os orçamentos dos consumidores, muitos recorreram às refeições prontas nos supermercados como alternativa às refeições fora de casa, segundo alguns especialistas.

No entanto, embora a inflação tenha estabilizado em torno de 2%, os preços continuam a estar significativamente mais altos do que há apenas alguns anos, e os consumidores ainda procuram ofertas e são cautelosos com os seus gastos. A guerra comercial com os Estados Unidos da América (EUA) também representa um risco de subida dos preços, dependendo da duração do conflito.

Para os consumidores, as refeições prontas são consideradas uma opção mais económica em comparação com os restaurantes ou entregas ao domicílio, de acordo com pesquisas da Mintel de 2022 e 2024.