
Mark Carney foi oficialmente empossado como o 24.º primeiro-ministro do Canadá. A cerimónia decorreu no Rideau Hall na manhã de 14 de março.
Antes da cerimónia, Carney disse estar preparado para começar a trabalhar de imediato, com apoio do seu Governo.
Os deputados liberais começaram a chegar ao Rideau Hall pouco depois das 10 am, incluindo a deputada de Ontário Arielle Kayabaga e o deputado de Nova Scotia Kody Blois, que não faziam parte do gabinete de Trudeau.
Os ministros de Trudeau Steven MacKinnon, Patty Hajdu, Jonathan Wilkinson, Steven Guilbeault, Joanne Thompson, Nate Erskine-Smith e Anita Anand também estiveram presentes.
Chrystia Freeland, que renunciou ao gabinete de Trudeau em dezembro e se candidatou à liderança liberal contra Carney, também marcou presença.
O Governo de Carney tem uma composição menor do que o de Trudeau, com apenas 24 membros. Há novas caras, mas os membros da equipa responsável por gerir as relações entre os EUA e o Canadá desde que Donald Trump regressou à Casa Branca continuam no Governo. Entre eles estão Mélanie Joly, François-Philippe Champagne, David McGuinty e Dominic LeBlanc.
Carney fez o juramento de posse pouco após as 11 am, cerca de uma hora depois de Justin Trudeau ter apresentado formalmente a sua renúncia ao cargo à governadora-geral Mary Simon.
Trudeau voltou a agradecer aos canadianos nas redes sociais após a sua renúncia.
“Obrigado, Canadá – por confiar em mim, por me desafiar e por me conceder o privilégio de servir o melhor país, e as melhores pessoas, do mundo”, escreveu Trudeau.
