
Dois homens dos Estados Unidos da América (EUA), incluindo um que trabalhava como motorista de autocarro, foram acusados pela polícia canadiana de envolvimento numa operação de contrabando de seres humanos.
A Royal Canadian Mounted Police (RCMP) disse em comunicado a 12 de março que os homens – um residente de Nova Iorque de 36 anos e um de Nova Jérsia de 35 anos – supostamente organizaram a entrada de mais de 50 migrantes no Canadá de autocarro, ao longo de um período de cerca de três meses.
Segundo a força policial, um dos homens estava empregado como motorista de autocarro na empresa utilizada. Os homens foram detidos em setembro de 2023 no posto de fronteira de Saint-Bernard-de-Lacolle, no Quebec.
Ambos foram acusados de organizar a entrada no Canadá, em violação do artigo 117 da Lei de Imigração e Proteção dos Refugiados, de conspiração para organizar a entrada no Canadá e de conspiração para subornar um oficial, neste caso, um funcionário da Agência de Serviços de Fronteira do Canadá.
A RCMP informou que decorre uma investigação e que pondera um pedido de extradição para o Canadá, solicitando que quem tiver informações contacte a polícia.
