
Mark Carney foi eleito o novo líder do Partido Liberal. Carney conquistou a vitória de forma decisiva, vencendo na primeira ronda com 85,9% dos votos, numa corrida iniciada em janeiro, após a renúncia do primeiro-ministro Justin Trudeau. No total, 151.899 liberais votaram nesta corrida.
A ex-ministra das Finanças e ex-vice-primeira-ministra, Chrystia Freeland, ficou em segundo lugar, com apenas 8% dos votos. A ex-ministra do gabinete Karina Gould ficou em terceiro e o empresário e ex-deputado liberal Frank Baylis ficou em quarto, com cerca de 3% dos votos.
Carney nunca ocupou um cargo eleito e não é atualmente membro do Parlamento. Não foi adiantado, até ao fecho desta peça, em qual círculo eleitoral Carney vai concorrer, mas está confirmada a sua campanha para um assento na Câmara dos Comuns nas próximas eleições.
Carney nasceu nos Territórios do Noroeste e é formado em economia com bacharelado pela Universidade de Harvard e mestrado e doutoramento pela Universidade de Oxford. Em agosto de 2020, foi convidado por Trudeau para atuar como “consultor informal” no plano de recuperação da pandemia do Governo. Em abril de 2021, Carney revelou ser membro do Partido Liberal.
Embora Carney seja oficialmente o líder do Partido Liberal do Canadá, a sua oficialização como 24.º primeiro-ministro depende de Trudeau.
Trudeau tem de se reunir com a governadora-geral e apresentar formalmente a sua renúncia. É provável que Mary Simon aceite e peça conselhos sobre um sucessor. É então que Trudeau convida Carney para o Rideau Hall, onde deve prestar os devidos juramentos.
Após este procedimento, é marcada a data para a formação do novo governo e para a tomada de posse de Carney, que inclui a apresentação da sua equipa de ministros.
