

O grupo Loblaws está a prometer que até ao final de 2018 vai parar de fabricar produtos cosméticos e domésticos que contêm Triclosan, ftalatos e microesferas, noticiou a Canadian Press.
O Triclosan é encontrado em sabonetes antibacterianos e lavagens do corpo, pasta de dentes e alguns produtos cosméticos, e pensa-se que contribui para a resistência aos antibióticos.
Os ftalatos são produtos químicos usados para adicionar a fragrância de produtos que incluem loções para o corpo e esmaltes, e para fazer plásticos mais flexíveis. Há preocupações de que estes podem interferir com o sistema endócrino do corpo.
As microesferas são comumente usadas em esfoliantes faciais e corporais, mas são tão pequenas que não são captadas por sistemas de tratamento de água de modo que acabam em lagos e rios – e nas goelas de peixes.
O presidente do Loblaw Galen Weston diz que o gigante de supermercado está a trabalhar para remover os ingredientes dos seus produtos Life Brand e President’s Choice durante os próximos três anos.
Weston justifica em comunicado que a ciência emergente e a opinião pública sugerem que um afastamento calculado desses ingredientes é aconselhado.
