EUA SOLICITAM À CHINA QUE ACABE COM CONSTRUÇÃO ILHAS ARTIFICIAIS MAR SUL CHINA

LusaWashington, 12 jun (Lusa) — O secretário da Defesa dos EUA, Ashton Carter, solicitou na quinta-feira a Pequim que acabe com a construção de ilhas artificiais nas disputadas águas do Mar do Sul da China, ao receber um dirigente militar chinês.

A visita ao Pentágono do general Fan Changlong, vice-presidente da Comissão Militar Central da China, ocorre em plena tensão bilateral, devido à disputa marítima e ao massivo ataque informático a funcionários públicos norte-americanos.

A China insiste que tem a soberania sobre o Mar do Sul da China, uma importante rota de navegação, sob o qual se adite que existam reservas de petróleo e gás, mas Estados vizinhos, com reivindicações semelhantes, acusam-na de expansionismo.