
O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, disse a 24 de fevereiro que as suas tarifas sobre o Canadá e o México vão começar em março, pondo fim a uma suspensão de um mês sobre os impostos de importação planeados que poderiam potencialmente prejudicar o crescimento económico e agravar a inflação.
Apesar das conversações que a administração Trump manteve com as autoridades canadianas e mexicanas, o Presidente dos EUA indicou que iria pôr fim à suspensão das tarifas que estavam inicialmente previstas para entrar em vigor em fevereiro.
De acordo com os planos de Trump, os EUA vão tributar as importações do México em 25%, bem como a maioria dos bens do Canadá, com os produtos energéticos, como o petróleo e a eletricidade canadianos, a serem tributados a uma taxa inferior de 10%.
Trump também planeia impor novas tarifas para igualar as taxas cobradas por outros países. As tarifas poderão ser mais elevadas do que as cobradas por outros países a partir de abril, uma vez que os subsídios, as barreiras regulamentares e o imposto sobre o valor acrescentado – que é semelhante a um imposto sobre as vendas comum na Europa – serão incluídos nos cálculos.
