Guerra comercial: Premiers em Washington para travar tarifas de Trump

Foto: canadapremiers.ca (flickr)

Os premiers canadianos avançaram com uma missão conjunta para convencer o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, a abandonar definitivamente as ameaças tarifárias, assumindo o ‘Team Canada’ em Washington na segunda semana de fevereiro.

O Conselho da Federação, que inclui todos os 13 premiers provinciais e territoriais, realiza pela primeira vez uma visita internacional em conjunto para se reunir com os principais líderes políticos americanos em defesa da manutenção de relações fortes entre o Canadá e os EUA, abordando questões partilhadas, como empregos e economia, energia, cadeias de fornecimento de minerais essenciais, segurança de fronteira e imigração.

O premier de Ontário, Doug Ford, que preside ao conselho, discursou a 11 de fevereiro na Câmara de Comércio dos EUA.

Ford insiste em esclarecer junto dos legisladores republicanos e dos grupos empresariais que o Canadá tomou medidas para proteger a fronteira e que o melhor para os dois países é o trabalho em conjunto, pela importante parceria económica que garante milhões de empregos em ambos os lados da fronteira.

A visita dos premiers a Washington ocorre em simultâneo com a visita de Justin Trudeau a França e Bruxelas para participar na cimeira da Inteligência Artificial e em diferentes reuniões com aliados europeus. Os premiers insistem que está na hora de o Governo do Canadá tomar medidas face ao acordo de controlo de fronteiras e do fentanil, assinado entre Trudeau e Trump, que levou ao adiamento das tarifas, tendo em conta a rapidez com que o tempo passa.

A visita internacional ocorre após um novo anúncio de Trump sobre a imposição de tarifas de 25% sobre todas as importações de alumínio e aço para os EUA, sem isenções, a 12 de março, a mesma data em que devem ser implementadas as outras tarifas adiadas.