

A força de trabalho do país recebeu um impulso de 58,9 mil empregos líquidos no mês passado, graças a um aumento no trabalho do setor privado que mais do que compensou as perdas de abril, informou a Statistics Canada na sexta-feira.
Mesmo com o aumento, a taxa de desemprego nacional em maio permaneceu em 6,8 por cento pelo quarto mês consecutivo, depois que mais pessoas entraram no mercado de trabalho, concluiu o mais recente relatório de mercado de trabalho da agência de estatística.
Na semana passada, a Statistics Canada divulgou dados mostrando que a economia encolheu 0,6 por cento no primeiro trimestre de 2015, um resultado sombrio que levou a uma onda de projeções económicas em baixa relativamente ao resto do ano.
Os números de empregos canadianos para maio superaram as expectativas dos economistas e mais do que compensaram a perda dos 19.700 postos de trabalho em abril. A projeção de consenso dos economistas previa um ganho de 10 mil postos de trabalho em maio, de acordo com a Thomson Reuters.
A Statistics Canada reportou que o país adicionou 56.800 posições do setor privado no mês passado e perdeu 19.100 empregos no setor público. Também acrescentou que o número de empregos a tempo inteiro subiram 30,900, enquanto que as posições a tempo parcial aumentaram em 27.900.
Por região, as províncias do Ontário, Columbia Britânica e Nova Escócia acrescentaram empregos, enquanto que a Terra Nova e Labrador, Manitoba e Nova Brunswick perderam posições. As outras províncias só registaram pequenas mudanças.
A taxa de desemprego entre os jovens caiu para 13,2 por cento, face a 13,6 por cento em abril. A economia adicionou 11.900 posições líquidas no mês passado para os jovens trabalhadores, com idades entre os 15 e 24 anos, em comparação com o mês anterior.
…
