
A Transportes Canadá divulgou uma lista detalhada de veículos que estão a ser recolhidos no Canadá devido a airbags defeituosos feitos pela japonesa Takata Corp., dizendo que 1,2 milhões de veículos neste país estão incluídos na retirada do mercado em todo o mundo, noticiou a Canadian Press.
A lista de veículos afetados foi publicada online e inclui o Honda Civic, Accord e CR-V, produtos da Chrysler, incluindo o Dodge Ram e Chrysler 300, carros da BMW (sedan e o X5), e o Ranger e Mustang da Ford.
A maioria dos modelos afetados são dos anos 2001-2011, embora os modelos mais recentes do Ford Mustang também estejam a ser afetados.
Na semana passada, a National Highway Traffic Safety Administration dos EUA disse que a Takata concordou em declarar defeituosos 33,8 milhões de airbags nos EUA, levando à maior recolha na história automóvel.
A lista completa dos 1.242.111 veículos incluídos na recolha alargada pode ser encontrada no website HealthyCanadians.ca de Otava, enquanto que uma lista de modelos afetados em recolhas mais antigas, para o mesmo problema, pode ser encontrada no website da Transport Canada.
Os consumidores no Canadá e nos Estados Unidos têm apresentado ações judiciais coletivas contra as fabricantes de automóveis e a Takata Corp., com sede no Japão, por não disponibilizarem avisos oportunos sobre o problema.
A primeira recolha para problemas com airbags Takata no Canadá aconteceu em 2008. Esta incluiu 91.447 veículos envolvendo dois modelos Acura e dois modelos Honda produzidos em 2001 e 2002.
Essa recolha foi alargada em 2010 para incluir mais anos do modelo, bem como Honda CRVs e Odysseys produzidos em 2002.
Em 2013 e 2014, os veículos da Mazda, Toyota, General Motors, Nissan, BMW e Subaru, foram adicionados à recolha, bem como mais modelos Honda.
A Chrysler Canada reportou uma recolha voluntária de mais de 258.000 veículos em janeiro.
